Oxumarê

Outro Orixá assim como Ossãe, de muito fundamento, também muito cultuado. Não se pode afirmar que ele seja de energia totalmente masculina ou feminina, pois ele emana as duas energias sendo que durante um período do ano ele irradia energia masculina, e em outro período ele irradia energia feminina. Esta dualidade, não homossexualidade, faz com que Oxumarê traga consigo todos os opostos dentro de si, o bem e o mal, o macho e a fêmea, o dia e a noite, o amor e a intolerância. Sincretizado como São Bartolomeu. Oxumarê é o Orixá do movimento, da ação, da mutação ou transformação, da duvida entre um caminho e outro que sempre se encontra o homem. Da alternância entre a chuva e o tempo bom. Ele é o Orixá representado pelas sete cores do arco-íris, trazendo em sua essência as linhas dentro da Umbanda, é o Orixá ligado as artes, ao desprendimento aos trabalhos meticulosos que exigem concentração e perfeccionismo. Oxumarê é o protetor dos autistas, dos excepcionais  e dos encarnados com necessidades especiais.

Os filhos de Oxumarê costumam ser pessoas ligadas às artes de qualquer natureza. São pessoas que eventualmente possuem o dom da vidência, estão ligados a coisas além da compreensão humana. Os filhos de Oxumarê, geralmente são pessoas que não suportam a mesmice, ambientes e situações repetitivas. De tempos em tempos, mudam tudo na vida, como: casa, empregos, e dependendo das situações mudam até de amigos. Enfim, libertam-se de tudo que é velho e vão a busca do novo, são pessoas que têm muita dificuldade de se fixarem a alguma coisa ou lugar e até mesmo a pessoas.

São pessoas que têm dificuldade em seus relacionamentos devido ao fato de que a energia de Oxumarê possui ambos os princípios da sexualidade (masculino e feminino) o que não quer dizer usualmente, que tais pessoas penderão para o homossexualismo, estas pessoas passarão por períodos durante o Ano Juliano que estarão em um período mais firmes, menos sensíveis características mais masculinas, e em outro período estarão mais flexíveis, carentes e sensíveis o que geralmente são características femininas.