Ogum

Senhor dos caminhos, cuja energia vem do elemento ferro e suas misturas. Aquele que vence as demandas, as batalhas no campo físico e espiritual. É o primeiro guerreiro dos Cultos Afro. Incansável! Cuja energia irradiada rompe as barreiras vibracionais no astral auxiliando a humanidade nas lutas diárias. Patrono da tecnologia. Patrono da linha das Almas. Prático e determinado e vencedor das lutas da fé.

Geralmente as pessoas que estão sobre a irradiação da vibração de Ogum, são pessoas de um comportamento arrebatadas e passionais, aonde as explosões de ira, a obstinação e a teimosia são características de sua personalidade, assim como o prazer que conseguem demonstrar quando estão entre amigos, parentes e pessoas de sua confiança,  possuindo destacado sucesso com aqueles do sexo oposto no campo amoroso e profissional.
Os homens e mulheres que têm Ogum como seu Orixá de cabeça, terão comportamentos diferentes. De qualquer forma, terão alguns traços comuns; são conquistadores, incapazes de fixarem-se em um mesmo lugar, gostando de temas e assuntos novos, por viagens, mudanças de endereço e de cidade. Um trabalho que seja rotineiro e maçante tornará o filho de Ogum um inquieto e amargo. São pessoas com grande capacidade de concentração. A coragem é muito grande, a franqueza, às vezes beira a falta de educação; são impulsivos, briguentos e incapazes de perdoar uma ofensa. Perseguidores enérgicos de seus objetivos. Triunfam onde outros costumam fracassar.